Multilinguismo, Multiculturalismo, Mundo Digital, Ciberespaço

e-Conferência Multiculturalismo e Multilinguismo no Mundo Digital 2015

apresentações em sua região e na rede

maio 5, 2016 – maio 8, 2016


A e-Conferência Multiculturalismo e Multilinguismo no Mundo Digital 2015 tem como objetivo principal a construção de diálogos sobre as ações e as propostas de trabalho com multilinguismo* e multiculturalismo na academia.

É de nosso entendimento que os países que integram a "lusofonia" convivem com aproximadamente 700 línguas vivas e uma miríde cultural que merecem ser representadas e terem suas histórias e culturas contempladas no espaço acadêmico de nossos países.

Esta é a primeira conferência da Rede Multilinguismo no Mundo Digital realizada na web. Ela é dedicada a todos os cientistas interessados em compreender fenômenos ligados ao Multililinguismo e ao Multiculturalismo, e a todas as pessoas que preservam suas línguas e suas culturas cotidianamente.

Esta E-Conferência é organizada para se realizar concomitantemente na web. Entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2015 (15 de agosto a 15 de setembro não é mais a data, nós modificamos) vamos ter oportunidade de interagir com as reflexões e narrativas dos colegas através da web e tecer comentários a respeito. E poderemos também, dependendo da estrutura local, nos encontrarmos pessoalmente em nossa cidade. Nosso grupo de pesquisas já fez conferências, ou participou da organização de conferências ligadas ao multilinguismo no mundo digital em 2005, 2007, 2008, 2011, 2012, 2013 e 2015, e esta e-conferência é uma forma de juntos estreitarmos nossos laços de pesquisa e de interlocução com as línguas e culturas locais. É também, é claro, é uma forma de nos encontrarmos novamente e pela primeira vez no espaço digital. Esperamos dar visibilidade para o trabalho que cada um desenvolve, para que possamos nos fortalecer e melhorar cada vez mais.

A participação é gratuita, e acontece parte do tempo online. Qualquer pesquisador* pode submeter um artigo ou poster, e qualquer pessoa* pode nos encaminhar sua narrativa ligada às culturas ou às línguas de sua comunidade. As apresentações tem três maneiras para ocorrer: podem ser feitas previamente em video (video e áudio) ou em posdcast (somente audio) e colocadas no site, ou podem ser realizadas com instrumentos de webconferência, ou podem ser apresentadas apenas localmente - dependendo da estrutura local. Nós encorajamos fortemente todos a usarem seus aparelhos celulares para gravarem as apresentações e as colocarem no site do evento.

Esta proposta é uma realização da Rede Multilinguismo no Mundo Digital e do E-Lab Multiculturalismo no Mundo Digital (CulturalLab) que querem investigar distintas possibilidades de representar, preservar e trocar informações sobre culturas e línguas locais no mundo digital.

Através do CulturalLab queremos promover a diversidade cultural e linguística como programa acadêmico, compreendendo que o início do século XXI no Brasil é um momento histórico, em que importantes políticas de ação afirmativa aprovadas na educação criam um momento otimizado/ótimo para desenvolver programas que valorizam a diversidade das expressões culturais e linguísticas (cf. leis federais brasileiras 10639/03, 11645/08 e 12711/12).

Esta proposta está ancorada em uma rede de trabalhos internacional no hemisfério sul com nove instituições de educação superior em sete países que usam a língua portuguesa como língua acadêmica, que será usada para fortalecer a criação, produção, construção de acervo e disponibilização do acesso ao conhecimento cultural e acadêmico em uma perspectiva de crítica epistemológica e dos estudos culturais, baseada na teoria da Auto-Organização proposta por Michel Debrun.

Em razão de fatores históricos e da tradição acadêmica, os países de língua oficial portuguesa em situação pós-colonial não tem uma discussão estabelecida sobre valores multiculturais e multilingues. Este projeto pretende instalar no cenário acadêmico um debate sobre epistemologia crítica através da criação de recursos que deverão fomentar o debate em estudos culturais e crítica epistemológica em língua portuguesa. Para tanto nós 1) criaremos um grupo de pesquisa para promover reflexão ligada a epistemologia crítica, o que pode permitir a integração de culturas locais na construção do conhecimento no ambiente acadêmico; 2) intercambio de informações e criação de conhecimento colaborativo através da cultura digital entre universidades parceiras; 3) formar indivíduos aptos a integrar valores locais e visão de mundo local nas práticas acadêmicas; e 4) promover o paradigma da sociedade do conhecimento através da cultura digital. Este E-Lab almeja ser o primeiro exemplo em língua portuguesa que reúne diversidade cultural e linguística entre países com pesquisa de ponta nas humanidades.



*Os trabalhos podem ser apresentados em português e/ou em sua língua materna (se a sua língua materna não coincidir com o português). Caso resolva apresentar seu trabalho em sua língua materna (no caso de não ser o português) solicitamos que nos indique um professor, ou um interlocutor, que poderá acompanhá-lo na sua apresentação.

Notícias

 

Programa de apresentação dos trabalhos científicos

 
Dear author,
we are sending you the preliminar program of our e-session multiculturalism and Multilingualism in Digital World. You can see it updated here https://multilinguismo.etherpad.mozilla.org/ep/pad/view/ro.A-/latest
To access the videoconferencing e-room, it is still http://community.cs-dc.org but you simply enter your email address (which must match a predefined list). Then, follow the instructions under “How to do your pre-recording”.
Pre-recording  is strongly recommended for all speakers but is only mandatory if a)  you are presenting a poster, b) you have a slow/problematic connection,  c) you cannot present your paper live or d) if you have movies or heavy  simulation inside
If  you intend to show movies or recordings of simulations, please i) post  your presentation on Youtube after doing it with a free software such as  OBS, VLC, Quicktime or others under Linux and ii) put the Youtube URL  inside the collaborative studio.
Thank you for your attention and diligence
Gertrudes Oliveira, Claudia Wanderley, Zubeida Desai
Paul Bourgine and Pierre Collet
Querido autor,
enviamos para você nossa programação preliminar da E-Conferencia Multiculturalismo e Multilinguismo no Mundo Digital. Você pode vê-la atualizada aqui https://multilinguismo.etherpad.mozilla.org/ep/pad/view/ro.A-/latest
Para acessar a sala de videoconferência entre em http://community.cs-dc.org com seu email (que deve ser o mesmo que usou para fazer sua inscrição). Se você puder pré-gravar sua apresentação e postá-la no youtube, isso pode ajudar caso tenhamos problemas de conexão.
Agradecemos por sua atenção e diligência
Gertrudes Oliveira, Claudia Wanderley, Zubeida Desai
Paul Bourgine and Pierre Collet
E-Conferência Multilinguismo e Multiculturalismo no Mundo Digital
E-Session Multilingualism and Multiculturalism in Digital World
--- Apresentações de Artigos Científicos -----
--- Paper Presentations -----
Horários de todos os envolvidos: http://www.timeanddate.com/worldclock/personal.html
 
Publicado: 2015-09-27 Mais...
 

mudança de data da conferência

 
Em virtude dos pedidos dos colegas de Cabo Verde, e a convite da organização da E-Session Multiculturalism and Multilingualism in Digital World no Cs-DC'15, vamos mudar a data da conferência para o período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015. Assim os alunos poderão se preparar para a o evento e poderemos interagir melhor.  
Publicado: 2015-08-24 Mais...
 
Outras notícias...

Mudamos a data para de 28 a 2 de setembro de 2015

Informações sobre a Conferência